Turismo sustentável - Os desafios do desenvolvimento sustentável


Autor: Rita de Cássia P. F. Ramos



A sociedade atual está pautada num crescimento insustentável, que compromete sua própria existência, num modelo que está baseado no consumo exagerado, no esgotamento dos recursos naturais, na miséria e nas desigualdades sociais.
Tal fato exige uma mudança de postura de toros, em que o homem passe a ver o planeta com mais respeito, incorporando os valores sociais e ambientais no desenvolvimento mundial.
Países como o Brasil, precisam enfrentar as diversidades existentes e fazer com que todos tenham acesso à educação, saúde e alimentação, para que se tenha efetivamente um país sustentável.
Neste contexto, vale destacar o preceito defendido pela ecologia social, que busca inserir o ser humano dentro do meio ambiente, preocupando-se não somente com a preservação dos recursos naturais, mas principalmente visa garantir que todos tenham o acesso à educação, saúde, alimentação e lazer.
Neste sentido, o desenvolvimento sustentável do turismo pode contribuir para a concretização de uma ecologia mais social, em que o turismo desenvolvido esteja mais próximo da sociedade local, buscando efetivar o equilíbrio dos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.
O Turismo Sustentável não é compatível com a injustiça social, com as agressões contra o ser humano, principalmente aqueles que são mais frágeis dentro da sociedade, como as mulheres e as crianças.
Logo, quando se fala em desenvolvimento sustentável, o que se busca não é apenas a preservação do meio ambiente, mas principalmente a preservação da espécie humana, com suas diversidades sociais e culturais, que engrandecem a nossa sociedade.
A busca da sustentabilidade passa pelo enfrentamento dos diversos problemas existentes na sociedade, tais como: crescimento populacional; miséria e fome; concentração de terras nas mãos de poucos; mudanças climáticas; poluição das águas e outros.
O desenvolvimento sustentável deve garantir o equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive em que a sociedade participe das decisões políticas que irão afetar o cotidiano de muitos e não apenas de uma parcela da sociedade.
Portanto, enquanto houver rios cobertos por lixo; residências que não possuem esgoto e água tratados; pessoas que não possuem acesso à educação e saúde, o mundo estará muito de longe de atingir o desenvolvimento sustentável, pois a sustentabilidade passa pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é turismo sustentável?

Turismo sustentável: Gestão ambiental de hotéis e pousadas - Reúso de toalhas