Turismo sustentável: Gestão ambiental de hotéis e pousadas - Reúso de toalhas


Cada vez mais os empreendimentos de turismo precisam estar atentos à gestão ambiental de suas empresas, não somente para a preservação dos recursos naturais, mas também pelo custo de utilização destes recursos.
Tanto é assim, que algumas pousadas e hotéis adotam programas de reuso de toalhas, tendo em vista que isto gera uma economia de água, energia e consumo de produtos de limpeza, além de contribuir para a durabilidade das toalhas.
Primeiramente vale ressaltar que a adoção deste programa não deve impor ao hóspede esta obrigação, pois a manutenção dos serviços é um ônus da empresa e não do consumidor, que está pagando pela prestação destes serviços, até por que não é concedido nenhum desconto ao hóspede que adota este comportamento.
Vários são os modelos de programas adotados pelas empresas de turismo, conforme destacado abaixo:

- Sinalização para troca de toalha - programa adotado pela maioria dos empreendimentos, que sinalizam ao hóspede para que deixe a toalha pendurada, caso não queira que esta seja lavada, ou ainda, que a deixe no chão ou dentro da banheira caso queira que a toalha seja lavada. 

- Indicação de preferência do hóspede - Outra forma adotada por alguns empreendimentos que visa disponibilizar um espaço para que o hóspede indique se quer ou não que a toalha seja trocada, como, por exemplo, uma placa indicativa de realização ou não de troca.

- Trocas realizadas a cada dois ou três dias – cuja realização da troca se dá a cada dois ou três dias, não permitindo que o hóspede possa escolher.

- Programa que indica a economia gerada, e que sinaliza a doação de uma quantia para ONG, ou ainda que plantará árvores ou ações similares.

Diante deste cenário, faz-se necessário entender o alcance destas medidas tendo em vista que nem sempre são adotados com o objetivo principal de preservação ambiental, sendo muitas vezes adotados principalmente pelos custos que isto acarreta ao empreendedor.
Além disso, existe uma questão a ser considerada, a maioria dos hotéis e pousadas não possuem local adequado nos quartos para a secagem da toalha, o que compromete a higiene do serviço.
Neste sentido, vale destacar ainda, os principais problemas encontrados na maioria dos empreendimentos:
- falta de ventilação adequada para secagem das toalhas;
- ausência de local para pendurar as toalhas de forma adequada que garantam a correta secagem das toalhas;
- jogar a toalha no chão não é a melhor solução, pois a empresa deveria sugerir um local mais adequado à higiene;
- a secagem inadequada, bem como a umidade e o calor existente no ambiente podem favorecer a proliferação de fungos e bactérias.

Portanto, a implantação deste sistema deve estar atento às questões de segurança e higiene, e respeito ao consumidor, esclarecendo sempre o porquê da adoção desta nova medida. A educação ambiental tem que fazer com que todos reflitam sobre os impactos de suas atitudes, para que os novos atos sejam incorporados pelos indivíduos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é turismo sustentável?

Turismo sustentável - Os desafios do desenvolvimento sustentável