Turismo sustentável - Novas tecnologias - empreendimentos - turismo rural


A utilização de equipamentos, produtos e serviços para racionalizar o uso de água são cada vez mais utilizados no empreendimentos que estão sendo lançados, principalmente nos prédios comerciais.
A adoção deste novo modelo em geral vem motivado primeiramente pelo apelo econômico, e posteriormente pela preservação dos recursos naturais.
A nova realidade faz com que as empresas passem a adotar novas tecnologias para minimizar os impactos das questões ambientais, principalmente pelo custo crescente da utilização dos recursos naturais.
Produtos que contribuam para reduzir o consumo de água, energia, a geração de resíduos serão cada vez mais procurados pelo mercado, pois as pessoas e empresas estão sentindo o peso no orçamento.
A indústria e o consumidor brasileiro está se modificando, mesmo que de forma gradativa, tendo em vista que a realidade está mudando. Lugares que nunca tiveram problemas de acesso a água passaram a ter.
Lembro que há um ano atrás conversava com pessoas com relação a este problema, e elas tinham como discurso, que ali nunca teria este problema. Passado um ano, está realidade está totalmente diferente, e as pessoas estão disputando este recurso.
Não tem jeito nós dependemos deste recurso e precisamos valorizá-lo.
Hoje na hora de comprar um imóvel você tem que botar estas questões na ponta do lápis, realizando um negócio que seja bom não somente para aquele momento, mas pensando como lidar com estas questões.
Não se trata de ambientalismo barato, mas de conscientização da utilização dos recursos, e de como as empresas e consumidor devem tratar o assunto.
No que tange às empresas e ao agronegócio, estes tem maior responsabilidade, pois são os que mais consomem os recursos naturais, motivo pelo qual precisamos estar atentos exigindo deles um novo olhar sobre a utilização dos recursos naturais.
Neste sentido, empreendimentos turísticos que estão localizados na área rural precisam estar atentos, pois é preciso aliar conservação histórica e preservação ambiental.
Não raro vemos hotéis fazendas, pousadas que desperdiçam água e energia, com instalações antigas que precisam ser renovadas.
Quem nunca foi a um hotel com descarga antiga de parede, gastando uma enorme quantidade de água, além de torneiras e tubulações antigas, que em muitos casos possuem vazamentos.
Este cenário não é mais aceitável, e acarreta ao empreendedor um custo altíssimo, se não agora, num futuro breve.
Vamos utilizar a tecnologia a nosso favor, contribuindo para que possamos ter água de qualidade, energia para todos e um local adorável para nossos turistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é turismo sustentável?

Turismo sustentável - Os desafios do desenvolvimento sustentável

Turismo sustentável: Gestão ambiental de hotéis e pousadas - Reúso de toalhas